Dental Wave

materiais-bioativos-pulpdent-dental-wave

O futuro dos materiais bioativos na medicina dentária

Sabe o que é a methacrylate-functionalized calcium phosphate? Promete ser o futuro da medicina dentária quando falamos em materiais bioativos. Trata-se da molécula de fosfato de cálcio estabilizada e bioativa, descoberta pela Pulpdent e que acaba de ser patenteada nos Estados Unidos da América. 

As vantagens?
Facilita a remineralização do dente, promove a formação de hidroxiapatita e apresenta melhor qualidade estética do ponto de vista da restauração. Esta tecnologia recém-patenteada está disponível no ACTIVA Presto da Pulpdent, o conhecido material restaurador bioativo universal e fotopolimerizável.

E como funciona?
A molécula patenteada –  methacrylate-functionalized calcium phosphate (MCP) – assume um estado de transição altamente ativo ao nível molecular. Quando colocada num material de restauração no meio bucal, o MCP é capaz de transferir cálcio, fosfato e flúor da saliva para a estrutura dentária, criando o que se chama de “scaffold” necessários para a precipitação mineral, formação de apatita e biomineralização.

As propriedades do MCP assemelham-se àquelas que existem nos tecidos dentários naturais. Os materiais restauradores dentários, conhecendo MCP, ajudam a “selar” a estrutura dentária saudável. Desta forma, funcionam como um “impedimento” à formação de cáries secundárias, uma consequência muito comum nas restaurações dentárias.

A molécula MCP da Pulpdent será comercializada sob o nome comercial Crysta. Está, desde já, disponível em muitos dos produtos restauradores da Pulpdent, incluindo ACTIVA Presto, um dos primeiros compósitos estéticos bioativos, disponível no mercado.

A Pulpdent planeia introduzir esta molécula em mais e novos materiais.

Fonte e mais informações: https://www.pulpdent.com/crysta/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.