A impressão 3D está a deixar a sua marca na medicina dentária. Espera-se que o mercado de impressão 3D dental chegue a 850 milhões de euros até o final de 2025, em aplicações que variam desde o desenvolvimento de próteses até aos aparelhos de retenção.

Os dentistas e laboratórios clínicos exploram inúmeras formas de implementar a impressão 3D nos seus trabalhos, o que tem sido potenciado com a facilidade de partilha de conhecimento, técnicas e modelos de design em ficheiros. A sua utilização traz grandes melhorias em relação às tecnologias anteriores. Deixamos abaixo algumas das aplicações:

  • Alinhadores ou protetores bocais – as aplicações mais comuns da impressão 3D em odontologia são alinhadores transparentes e protetores de boca. Os alinhadores, que servem como alternativas aos aparelhos, tornaram-se especialmente populares por serem invisíveis. O principal benefício do uso da impressão 3D para produzir protetores e alinhadores é a velocidade, pois demora apenas algumas horas para produzir um lote completo.
  • Coroas – quando um paciente parte um dente, o dentista pode criar uma coroa para substituir a parte partida. O processo convencional pode ser incrivelmente demorado e dispendioso, com vantagens claras na utilização de recursos de impressão 3D. Esta tecnologia reduz a duração do processo de várias semanas para menos de uma hora, com resinas que são biocompatíveis com o paciente.
  • Cirurgias – as cirurgias orais necessitam de ser muito precisas e a impressão 3D odontológica facilitou a precisão deste processo. Ao fazer scan da boca do paciente, é possível projetar um modelo semelhante para caber perfeitamente na boca do paciente.
  • Modelos – na odontologia é essencial acertar à primeira e as impressoras 3D podem ser a chave. Através deste processo, os médicos podem imprimir um modelo da boca do paciente e verificar se o implante, a coroa ou o alinhamento se encaixam com precisão. Como esses modelos não são realmente colocados na boca, eles não exigem nenhuma tecnologia ou resina essencial.

O futuro da impressão 3D combina dois elementos fundamentais: novos materiais e velocidade de impressão. Em breve, novos materiais biocompatíveis começarão a imitar o resultado estético da cerâmica e a inovação em resinas flexíveis transparentes, prevendo muitas aplicações para a odontologia.

Quer saber como pode tirar partido das aplicações de impressão 3D? Contacte-nos.