É oficial: estão a chegar as férias. Chega o calor, os dias longos de verão e tudo muda. Não há rotinas, horários ou “obrigações” e manter os cuidados na saúde oral pode ser um desafio. Entre a alimentação, a mudança dos hábitos ou a “descontração”, muitos são os motivos.

Há, por isso, algumas dicas para miúdos e graúdos continuarem a manter a saúde oral durante o período de verão:

  1. Moderar o consumo de gelados, bebidas refrescantes ou alcóol. No verão, estamos mais dispostos a “fugir” da rotina e a consumir mais gelados, pedir bebidas onde é abundante o açúcar e/ou aumentar o consumo de alcool. Nesta altura do ano, é importante lembrar que a melhor hidratação se consegue com a ingestão de líquidos livres de açúcar e, de preferência, a uma temperatura média, evitando os sintomas de sensibilidade dentária.
  2. Ter um kit de higiene oral portátil. Nesta altura do ano, entre as férias com os amigos, os fins-de-semana com a família ou os passeios no campo, ter uma escova de dentes nem sempre é fácil. É importante ter disponível um kit de fácil transporte para que a higiene oral não seja prescindida.
  3. Ensinar os mais pequenos a ter o seu kit de higiene oral. Com a falta de rotinas e horários, os mais jovens tendem a descurar a higiene oral. Os mais pequenos podem ser integrados na aquisição de kits de higiene portáteis para toda a família. Este pode também ser um momento em família.
  4. Ter cuidado com as bebidas cítricas. As limonadas e outras bebidas com base nos cítricos devem ser consumidas com moderação, por poderem causar erosão dentária e a corroção do esmalte.
  5. Cuidar os lábios com protetor solar. No verão, todos procuram o bronzeado perfeito e, muitas vezes, não aplicam protetor solar labial. Evitar a exposição solar nos picos do calor é fundamental para manter a saúde oral.

Para os profissionais da medicina dentária, este é um momento importante para transmitir algumas mensagens.

Malas feitas, prontos para o verão?