Portes gratuitos a partir de 30€

Notícias

Coronavírus: as recomendações da OMD para médicos dentistas

De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, Portugal regista casos confirmados do novo coronavírus, COVID-19. Acreditamos que a atitude preventiva e a adoção das recomendações da DGS são fundamentais para conter a contaminação. Por isso, transcrevemos algumas recomendações emitidas pela Ordem dos Médicos Dentistas, especialmente importantes para os profissionais de medicina dentária. O COVID-19 propaga-se via gotículas respiratórias, contacto direto com secreções infetadas e aerossóis em alguns .

Impressão 3D: o que é e para que serve?

A indústria da impressão 3D está a marcar a forma como vemos o mundo em áreas tão abrangentes com a medicina, o design de produto ou mesmo a arquitetura. E não precisamos de ir muito longe… em Espanha, em 2016, nascia a primeira ponte pedonal impressa em 3D do mundo. Com doze metros de comprimento, a ponte apresenta uma estrutura com algoritmos que maximizam a força e reduzem a .

Como a impressão 3D está a moldar a odontologia

Medicina e tecnologia andam frequentemente de mão dada. Hoje em dia, uma só existe com a outra. Nos últimos anos, os desenvolvimentos tecnológicos – como é o caso da impressão 3D – têm permitido o aumento de soluções que contribuem para o bem-estar dos pacientes e, em simultâneo, flexibilizam o trabalho dos médicos e técnicos de laboratório. Pela aplicação abrangente, o aproveitamento de técnicas de impressão 3D está, sem .

Tudo o que precisa de saber sobre impressão 3D

Desde o lançamento da primeira impressora 3D para o mercado, em 1992, as técnicas de impressão estão a tornar-se mais abrangentes e acessíveis para quem trabalha com a tecnologia. Para quem se aventura neste mundo, devemos distinguir alguns tipos de impressão 3D. A impressão Fused FIlament Fabrication (FFF), Fused Deposition modeling (FDM) e Layer Plastic Deposition (LPD) trabalham geralmente com impressoras baseadas em filamentos de plástico usam material em .

Como aplicar a impressão 3D na medicina dentária?

A impressão 3D está a deixar a sua marca na medicina dentária. Espera-se que o mercado de impressão 3D dental chegue a 850 milhões de euros até o final de 2025, em aplicações que variam desde o desenvolvimento de próteses até aos aparelhos de retenção. Os dentistas e laboratórios clínicos exploram inúmeras formas de implementar a impressão 3D nos seus trabalhos, o que tem sido potenciado com a facilidade .